DICA DE LEITURA: Só depende de VOCÊ!
17/08/2014 - 21:17:13

A inspiração vem dos outros, mas a motivação para fazer e alcançar algo vem de dentro de você. Não importa o que os outros digam, se você não estiver focado em algo, jamais alcançará. O ambiente em que vivemos também pode nos motivar, mas só se estivermos de fato interessados em algo.

Um exemplo bem simples: um adolescente que adora jogar videogames sente-se motivado para aprender inglês, a fim de compreender melhor o que os games trazem.

A motivação no trabalho influencia diretamente nossa disposição para executar tarefas. Assim como o adolescente, citado no exemplo acima, também encontramos situações diárias em nosso trabalho que nos motivam e, isso acontece porque há uma motivação intrínseca – que vem de dentro para fora. Motivação para alcançar uma meta, motivação para superar um obstáculo, motivação para vencer um desafio, motivação para transformar-se em um grande profissional.

Se você não se sente feliz em seu ambiente de trabalho é bom rever o que você está fazendo. Dinheiro, por si só, não é fator motivacional. É claro que todos nós gostamos de receber nosso salário, de receber uma comissão, uma bonificação, mas essa “motivação” acaba se você não tiver outros fatores que o façam sentir vontade de continuar. Infelizmente, algumas pessoas demoram a compreender isso.

Se você já assistiu “Steve Jobs”, o filme – deve ter observado o líder visionário, de personalidade forte e o exemplo de motivação que ele foi. Se você ainda não assistiu, fica a dica para o fim de semana. Jobs tinha tudo para não ser um homem de sucesso, incluindo a rejeição da própria Apple. Mas, dentro dele existia a crença de que, apesar de tudo, ele era capaz. Sua motivação e criatividade o transformaram no homem que mudou a tecnologia mundial. Jobs fazia o que gostava. Jobs venceu seus “monstros”. Jobs revolucionou o mercado ligado à tecnologia e informação. Como o próprio Steve Jobs disse: “Não há razão para não seguir seu coração”.

Em meio a um mercado de trabalho tão competitivo, algumas vezes deixamos de acreditar em nós mesmos e em nosso potencial. Se você tiver um plano e uma meta, provavelmente alcançará seus objetivos.

Não se preocupe com a opinião alheia. Ninguém, melhor do que nós, para saber o que nos faz bem - o caminho é seu e não dos outros. Trabalhe no bem, com o bem, e o melhor virá!

 

Flávia Biazi
Psicóloga responsável pelo R&S
EXITUS – Soluções em Recursos Humanos

O grupo é o resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo, determinação e seriedade no trabalho. Teve início com a UNIDAPE, especialista em assessoria comercial a instituições de ensino e empresas  de telecomunicações, que complementada por outro segmento representado pela empresa EXITUS, especialista em recrutamento e seleção, integraç... veja mais »

EXITUS

A EXITUS é uma empresa especializad...
Veja mais»

UNIDAPE

A UNIDAPE, fundada em 2010, é espec...
Veja mais»

ExitusRH 2016-2017 © Copyright - Todos os direitos reservados