DICA DE LEITURA: Uma boa comunicação pode fazer a diferença
03/09/2014 - 19:13:31

Ter uma boa comunicação pode ser essencial para ingressar no mercado de trabalho. Muitas pessoas, candidatos a vagas de emprego, se preocupam em tentar descobrir o que os profissionais de RH observam em processos seletivos – comportamentos em dinâmicas e linguagem corporal, por exemplo.

Antes de qualquer coisa, não adianta você pesquisar no Google sobre “postura, comportamento ou que tipo de resposta dar para determinada pergunta” antes de ir para uma entrevista. Tentar fingir ser uma pessoa que você não é não é a melhor opção para uma aprovação.

Mas, de nada adianta todo esse preparo se você não dominar o português – na forma escrita ou falada – saber se comunicar de forma clara, objetiva e coerente é imprescindível em um processo seletivo. Você não precisa usar um português culto, no estilo “Machado de Assis”, mas é importante tomar cuidado com alguns vícios de linguagens (“né, tipo assim”) e gírias presentes no português coloquial.

Além da oralidade, a forma escrita de comunicação também é cobrada em processos seletivos. Seu raciocínio, objetividade, capacidade de síntese e de transmitir informações, concordância, coerência e gramática são pontos avaliados nesta etapa. Cuidado, também, com grafia muito relaxada.

Uma dica básica, para não passar “um sufoco” em um processo seletivo é procurar ler sempre. Crie o hábito diário de leitura – livros, jornais, revistas ou páginas em redes sociais sobre gramática e redação. Cuidado com vícios de linguagem escrita da internet, para não fazer igual enquanto estiver escrevendo uma redação. Treine pequenos parágrafos ou pequenas redações, leia em voz alta e, sempre que encontrar uma palavra desconhecida ou tiver dúvidas sobre ortografia use um dicionário. Se puder fazer um curso de redação, invista.

Falar e escrever bem ajuda um candidato ao participar de um processo seletivo e, também, no dia-a-dia do ambiente de trabalho em que está inserido. Quem tem uma boa comunicação destaca-se entre os demais. Uma boa comunicação é um cartão de visitas no mercado de trabalho.



Flávia Biazi
Psicóloga responsável pelo R&S
EXITUS – Soluções em Recursos Humanos

 

EXITUS é uma empresa especializada em prestação de serviços em recursos humanos, foi constituída para atender as necessidades das empresas, e juntos desenvolvemos um trabalho personalizado, mantendo a qualidade e a seriedade do trabalho em prol da profissionalização e o desenvolvimento de seus clientes e seus colaboradores. Conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada, com grande know-how.

Nosso objetivo é ser um facilitador para nossos clientes, principalmente através da sinergia pela tríade: Recrutamento e Seleção | Treinamentos | Assessoria e Consultoria.

Conheça mais sobre os principais serviços:

O grupo é o resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo, determinação e seriedade no trabalho. Teve início com a UNIDAPE, especialista em assessoria comercial a instituições de ensino e empresas  de telecomunicações, que complementada por outro segmento representado pela empresa EXITUS, especialista em recrutamento e seleção, integraç... veja mais »

EXITUS

A EXITUS é uma empresa especializad...
Veja mais»

UNIDAPE

A UNIDAPE, fundada em 2010, é espec...
Veja mais»

ExitusRH 2016-2017 © Copyright - Todos os direitos reservados