DICA DE LEITURA: As exigências das empresas e as contradições no mercado de trabalho
03/09/2014 - 19:12:59

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo isso é fato. Diversas vezes discutimos aqui em nossos textos sobre a importância de estar atualizado e buscar qualificação profissional sempre, que é sim muito importante e continuará sendo. Por outro lado, não podemos deixar de mencionar as empresas que contratam. Estariam elas - ou algumas delas – sabendo que tipo de funcionário elas querem? Ou melhor, estariam exigindo os requisitos, de fato, necessários para uma determinada vaga?

Há um tempo, li um texto escrito por Max Gehringer, publicado na revista Exame no ano de 2003, cujo título era “Talento em excesso”. De maneira bem clara e com um leve toque de humor, Gehringer fala sobre um anúncio de vaga para gestor de atendimento interno (alguém que iria auxiliar com serviços internos, como tirar cópias, por exemplo), a qual exigia fluência em inglês, conhecimentos em informática, liderança, visão de futuro, criatividade, entre outras coisas, para um salário de R$800,00. Na reflexão do autor, a abundância de candidatos no mercado leva as empresas ao pensamento da super qualificação para toda e qualquer vaga.

Por qual razão eu precisaria de fluência em inglês para tal vaga, por exemplo? O que se nota é que algumas empresas não possuem uma descrição de cargo, que identifica e formaliza as atribuições, requisitos, salário e deveres de cada cargo. E, ainda, não possuem objetivos e valores definidos, formalizados e semeados entre os funcionários da empresa, que não tem conhecimento sobre a cultura organizacional na qual estão inseridos.

No final do texto, Gehringer conta uma história sobre um grupo de profissionais, que estavam indo para uma visita em uma empresa, e o veículo onde estes estavam quebrou. O motorista da van, que seria a salvação de todos, estava cursando pós – graduação, falava inglês, tinha muita energia, mas não sabia abrir o capô do carro. Após algum tempo, em que tais profissionais tentavam traduzir o manual da tal van, um ciclista – que mal falava português – os ajudou. Este ciclista, na visão do artigo da revista Exame, é o protótipo do funcionário que as empresas torcem o nariz. Resolve, mas não impressiona.

Este texto de Max Gehringer foi publicado em 2003. Hoje, em 2014 não observamos uma situação muito diferente. Para os empregadores fica a reflexão: minha empresa – grande ou pequena – estaria exigindo de fato os requisitos necessários para uma determinada vaga?

Se analisarmos o mercado de trabalho, existem vagas de empregos sobrando e profissionais qualificados procurando emprego - uma contradição. Na maioria dos casos é difícil “casar” as exigências da empresas com a formação de candidatos. Há pouco investimento em conhecimento por parte das empresas, que querem cada vez mais profissionais prontos, capazes de resolver tudo e qualquer coisa, mas esquecem de treinamentos básicos muitas vezes.

É verdade que atualmente possuir uma formação de primeira linha só não basta. A atualização deve ser constante. E também é verdade que algumas empresas precisam rever os requisitos para contratações.

Apesar deste relato, vale lembrar que não podemos ficar de braços cruzados, esperando chances surgirem. Vamos buscar e correr atrás!

 

Flávia Biazi
Psicóloga responsável pelo R&S
EXITUS – Soluções em Recursos Humanos

 
Palavras chave: qualificação, contratação, exigências, mercado de trabalho

 

EXITUS é uma empresa especializada em prestação de serviços em recursos humanos, foi constituída para atender as necessidades das empresas, e juntos desenvolvemos um trabalho personalizado, mantendo a qualidade e a seriedade do trabalho em prol da profissionalização e o desenvolvimento de seus clientes e seus colaboradores. Conta com uma equipe de profissionais altamente qualificada, com grande know-how.

Nosso objetivo é ser um facilitador para nossos clientes, principalmente através da sinergia pela tríade: Recrutamento e Seleção | Treinamentos | Assessoria e Consultoria.

Conheça mais sobre os principais serviços:

O grupo é o resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo, determinação e seriedade no trabalho. Teve início com a UNIDAPE, especialista em assessoria comercial a instituições de ensino e empresas  de telecomunicações, que complementada por outro segmento representado pela empresa EXITUS, especialista em recrutamento e seleção, integraç... veja mais »

EXITUS

A EXITUS é uma empresa especializad...
Veja mais»

UNIDAPE

A UNIDAPE, fundada em 2010, é espec...
Veja mais»

ExitusRH 2016-2017 © Copyright - Todos os direitos reservados