DICA DE LEITURA: 8 Características básicas do empreendedor de sucesso
06/10/2014 - 18:14:03

Empreender não é uma tarefa fácil, pois exige muita determinação e comprometimento com o que você deseja e o que você precisa fazer.

Por este motivo, quero compartilhar com vocês algumas características básicas que todo empreendedor que almeje o sucesso precisa ter:

CORAGEM: Fazer aquilo que ninguém ainda tenha feito, inovar um produto ou serviço que já exista, dar uma nova roupagem a um serviço que esteja saturado, desbravar um nicho de mercado que ainda não tenha sido explorado – INOVAÇÃO.

PERSISTÊNCIA: Saber ouvir o “não” como resposta e entender que aquilo não é o fim e sim a possibilidade de fazer ou pensar de outro jeito. Se não der certo na primeira, tenta na segunda, terceira e assim por diante. Muito cuidado para não confundir persistência com “insistência”, existe uma linha tênue entre as duas coisas.

FOCO: Quem quer fazer tudo não faz nada – Tenha claramente definido o que você quer fazer? Como irá fazer? O que você precisa para que isto seja feito? Com quem? Aonde? Quanto vai custar? Cuidado com os sonhadores demasiados, o empreendedor deve ser um sonhador que realiza e não um que só “viaja”.

HUMILDADE: Por mais que você saiba muito sobre algo, sempre é tempo de aprender, ouça as pessoas, pesquise, fique atento à concorrência e seja humilde em reconhecer que sozinho tudo é mais difícil, você precisa das pessoas, assim como elas precisam de você.

AUTOCONTROLE: Todo negócio que tem um dono desequilibrado sofre de várias instabilidades. Não deixe que seu lado emotivo e seu ego impactem nas decisões e estratégias do negócio, aprenda a ser racional e tomar as decisões estratégicas e não somente as operacionais (ninguém na sua empresa é “bidu” para adivinhar o que você pensa). Você precisa aprender a se comunicar.

BUSQUE O DIFERENTE: Se você é muito bom em criatividade, cuidado para não exigir que todos seus colaboradores sejam criativos, talvez você precise de pessoas que sejam organizadas, planejadoras, controladoras e assim por diante, o sucesso de um time está nas diferenças de potenciais e não na igualdade de competências.

REDE DE CONTATOS (NETWORK): Relembrando, sozinho tudo é mais difícil. Você precisa se relacionar, saia do escritório (tire a bunda da cadeira) e se relacione com fornecedores, clientes, concorrentes, associações comerciais, enfim, desenvolva sua rede de contatos a todo o momento – é muito mais fácil fazer negócios com quem conhecemos.

LIDERANÇA: Se você não souber liderar, dificilmente terá sucesso em um negócio que dependa de mais pessoas, liderar é desenvolver a equipe se tornando um facilitador de suas atividades, sendo um agente de transformação, de maneira que as pessoas se sintam melhores quando perto de você, ou seja, elas cresçam como profissionais e como seres humanos. Cuidado com o abuso de autoritarismo e o jargão “Eu mando nesta empresa”.

Indico um artigo de nosso site para falar mais sobre liderança – Diferença entre Chefe e Líder

E você, tem buscado desenvolver estas características?

Até a próxima!

LEANDRO P. TELLES
Cofundador at Patronos Academia para Empreendedores
www.patronos.com.br

 

Palavras chave: Comportamento, empreendedorismo, liderança

O grupo é o resultado de uma notável trajetória de empreendedorismo, determinação e seriedade no trabalho. Teve início com a UNIDAPE, especialista em assessoria comercial a instituições de ensino e empresas  de telecomunicações, que complementada por outro segmento representado pela empresa EXITUS, especialista em recrutamento e seleção, integraç... veja mais »

EXITUS

A EXITUS é uma empresa especializad...
Veja mais»

UNIDAPE

A UNIDAPE, fundada em 2010, é espec...
Veja mais»

ExitusRH 2016-2017 © Copyright - Todos os direitos reservados