Confira agora qual profissional você deve contratar em sua empresa
A tomada de decisão entre contratar um profissional júnior, pleno ou sênior deve vir das necessidades que está buscando no momento e orçamento que tem a oferecer. Sua empresa ou projetos exigem níveis de conhecimentos, habilidades e experiências.
Ao abrir uma vaga na empresa, é necessário analisar o nível do profissional e se ele atende com as demandas do momento, este é um passo muito importante, pois há maiores chances que o candidato certo seja contratado, no qual pode resultar em melhores resultados e estabilidades para a empresa.
Mas qual a diferença entre júnior, pleno e sênior?
Descubra a agora as habilidades, experiências e pontos fortes de cada um:
Profissional nível júnior
O júnior está no início de sua carreira, no qual possui pouca experiência na área, mas já pode ocupar seu cargo como efetivado, diferente de um estagiário. Normalmente, este profissional irá precisar de suporte de outros membros que compõem a equipe.
Seu conhecimento e habilidades geralmente vêm da faculdade e de estágios já realizados, além disso, pode ser considerado um profissional júnior, aquele que tem um tempo de atuação que varia até 5 anos de experiência.
Um profissional júnior está buscando se desenvolver na área, por isso o aprendizado é um ponto muito importante para ele. Por estar no início da carreira, a remuneração é compatível com o conhecimento que possui da área.
Profissional nível pleno
O pleno possui uma média comum entre 5 e 9 anos de experiência. Neste nível, é esperado que ele tenha mais maturidade e maiores responsabilidades.
Nesse nível, o profissional consegue ter mais autonomia, como realizar atividades sem a supervisão integral, porém ainda precisa da autorização de um gestor, pois seu poder de decisão é limitado.
Um profissional pleno já possui um bom desenvolvimento na área, portanto é esperado que receba uma remuneração maior que profissional júnior. Mesmo não ocupando cargos de autonomia, o profissional já possui uma grande bagagem de conhecimento, que pode contribuir imensamente para a empresa.
Profissional nível sênior
O sênior é aquele candidato “pronto”, é esperado que ele consiga realizar atividades com amplas complexidades. Um profissional neste nível pode liderar e supervisionar equipes relacionadas a sua área de atuação.
Esses profissionais já possuem mais de 10 anos de experiência e conhecem muito bem a sua área de atuação. Um profissional de nível sênior provavelmente sabe lidar com muitas adversidades do dia a dia e possui muita autonomia.
Um profissional sênior, por já ter uma longa experiência na área, sua remuneração precisa estar de acordo com o seu cargo, que geralmente está em níveis de liderança e supervisão.
EXTRA:
Algumas empresas, na hora anunciar vagas de emprego, também utilizam os termos trainee e master. Mas afinal o que são?
Trainee
Um trainee é um profissional que está no início de sua carreira. Geralmente, ele concluiu seu curso de graduação no máximo há dois anos ou está prestes a se formar.
Quando uma vaga é anunciada junto com a nomenclatura trainee, é porque a empresa está oferecendo um programa de treinamento.
Master
Um master é um profissional altamente qualificado, que possui acima de 15 anos de experiência na área. Outra nomenclatura utilizada para se referir a um master é especialista.
Essas duas definições são pouco vistas, pois eles ocupam cargos estratégicos dentro das empresas. Geralmente estes profissionais possuem um vasto conhecimento na especialidade que atua.
Gostou do conteúdo?
Espero que tenham gostado e que esse conteúdo tenha sido esclarecedor! Quer contratar um profissional júnior, pleno ou sênior em sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (16) 99645-8555 ou (14) 99893-2212.Não se esqueça de nos acompanhar pelo site da Exitus RH, sempre estamos postando novos conteúdos voltados para empresas e candidatos.