Veja as vantagens de atuar como estagiário e entenda as diferenças das duas formas de estágio
O estágio é um meio de contração para estudantes que estão realizando um curso, seja técnico, médio ou superior. No estágio, o aluno tem a chance de se desenvolver dentro da empresa e conhecer a profissão que pretende seguir. Há dois tipos de estágios e neles existem diferentes benefícios, porém, para ambos serem oficializados é necessário que o aluno, a empresa contratante e a instituição assinem o termo de compromisso de estágio.
Diferenças entre o estágio não obrigatório e estágio obrigatório:
Estágio não obrigatório
Com esse tipo de estágio, você pode aprender as atividades da profissão que pretende seguir, como também pode colocar em prática aquilo que você está vendo no curso. Os conhecimentos teóricos podem ser aplicados no dia a dia do ambiente de trabalho.
Para realizar um estágio não obrigatório, a empresa que deseja contratar o estudante precisa de pagar uma bolsa auxílio, um seguro de vida e o vale transporte.
Estágio Obrigatório
Nos últimos períodos do curso, boa parte das instituições inclui a realização do estágio obrigatório na grade curricular, ou seja, para que o aluno possa se formar e pegar o diploma, ele precisa ter cumprido as horas de estágio obrigatório.
Nesse tipo de estágio, não é obrigatório que a empresa forneça os benefícios citados no tópico anterior. Porém, nesse estágio o estudante também poderá aprender e aplicar seus conhecimentos teóricos.
Benefícios do estágio:
Mas quais são os benefícios que eles podem trazer? Confira agora.
Conhecer a profissão que pretende seguir
Estudar em uma instituição é um bom meio para adquirir conhecimentos teóricos, mas apenas colocando em prática esses conceitos, que você realmente aprenderá sobre o dia a dia da profissão.
Ao estagiar, o estudante poderá ter certeza se é aquela profissão que ele quer atuar e em qual área ele deseja seguir. Ao se formar, ele já estará preparado para o mercado de trabalho, assim, as chances de gostar da profissão são maiores, pois já possui conhecimento prévio.
Benefícios financeiros
De acordo com a Lei Nº 11.788, o estagiário poderá receber bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, caso seja contratado por meio de estágio não obrigatório.
Estes benefícios podem te auxiliar a se manter no curso, pagar as mensalidades e com os gastos dos estudos. A bolsa auxílio não é como um salário, mas pode ajudar no pagamento de algumas contas ou utilizar com o lazer.
Pode ser efetivado
O estágio é muito importante na formação de um profissional, a partir dele o futuro da carreira do profissional começará a ser moldada. De acordo com a Lei nº 11.788/2008, um estagiário não pode ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa, mas após o encerramento de contrato, existe a possibilidade de a empresa efetivar e ser inserir o estagiário no quadro de funcionários.
Criar networking
Ao iniciar um estágio, você será introduzido ao ambiente empresarial e terá colegas de trabalho. Logo, você poderá ampliar sua rede de contatos e manter uma proximidade com profissionais experientes e com influência na área que deseja atuar.
No estágio você começa a construir a sua carreira profissional no mercado de trabalho, é um grande benefício conhecer pessoas que podem lembrar de você quando surgir nas empresas vagas que estão dentro de sua área de atuação.
Gostou das dicas?
Espero que tenha gostado do conteúdo! Quer se candidatar às vagas de estágios? Confira nossos sobre como montar um bom currículo e como mandar bem em um processo seletivo. Não se esqueça de acompanhar o site da Exitus RH, sempre estamos postando novos conteúdos com dicas.