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8 livros que todo profissional de Gestão de Pessoas deveria ler

  • Matheus Romero
  • 21/08/2020

Independentemente do ramo, todo profissional que atua em cargos de liderança deve estar em constante aprimoramento profissional, e livros não podem faltar. Afinal, não basta ser chefe, bons gestores de pessoas também são bons líderes.

Hoje em dia, é extremamente necessário que gestores saibam como motivar seus subordinados de diferentes perfis. Feedbacks positivos e negativos estão entre as funções de um bom líder.

É claro que a experiência conta (e muito) para bons gestores, mas o conhecimento não deve ficar de lado. Bons livros são essenciais na hora de aprimorar seus conhecimentos na área da gestão de pessoas.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 8 livros que todo gestor deveria ler. Confira!

1. Mindset: A nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, escreve sobre um fator essencial no ambiente empresarial: o mindset. A autora chama de mindset a forma de pensamento e atitude com a qual vemos a vida.

De acordo com Dweck, pessoas com “mindset fixo” tem muito menos chance de serem bem-sucedidas do que pessoas que possuem uma linha de pensamento mais flexível.

2. Gente de Resultados: Manual prático para formar e liderar equipes enxutas de alta performance

“Como contratar, preparar, motivar e liderar profissionais de alto rendimento, sem ser especialista no assunto?”. Este é o questionamento que o autor, Eduardo Ferraz, busca responder neste livro.

Com experiência de mais de 30 anos em consultoria e treinamento, Ferraz mostra como é possível, através de equipes enxutas, alcançar grandes resultados.

3. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes: Lições poderosas para a transformação pessoal

Considerado por muitos o livro de negócios mais importante do século XX, o livro possui grande presença entre os best-sellers da área.

Stephen R. Covey, mestre em Administração por Harvard, escreve sobre hábitos que nos ajudam a alcançar paz de espírito e tornar-se mais confiante, abordando desde proatividade até compreensão e sinergia.

4. O Novo Código da Cultura: Transformação organizacional na gestão do amanhã

Neste livro, Jose Salibi Neto e Sandro Magaldi abordam a importância da cultura organizacional no mundo dos negócios. A necessidade de reinventar a cultura e a importância desta para o aprendizado e desenvolvimento.

O autor mostra como a cultura organizacional é responsável por boa parte do desempenho dos colaboradores da empresa, necessitando de uma importante atenção do gestor.

5. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente

Daniel Goleman, doutor e professor de Harvard, escreve sobre o conceito de “duas mentes”: a racional e a emocional. Este livro mudou a concepção do que é, de fato, ser inteligente, mudando assim toda a perspectiva sobre o mundo dos negócios.

Para o autor, a consciência das emoções é um fator essencial da inteligência. A falta de capacidade de lidar com as próprias emoções pode levar ao fracasso, tanto na vida profissional quanto pessoal.

6. O Poder da Autorresponsabilidade: A ferramenta comprovada que gera alta performance e resultados em pouco tempo

Paulo Vieira, presidente da Febracis Coaching, doutor em Filosofia e autor de 7 livros best-seller, mostra que muitas pessoas não sabem como, na prática, assumir as rédeas de suas vidas, trazendo o conceito de autorresponsabilidade, uma competência essencial no mundo corporativo.

O livro apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, como aprender com os erros e e julgar as atitudes ao invés das pessoas.

7. A Arte da Guerra

Neste livro considerado como “a bíblia da estratégia”, Sun Tzu, filósofo e general chinês do século VI a.C, apresenta estratégias de guerra que são utilizadas no mundo dos negócios mais de 2 milênios depois.

Com direito a citação no filme Wall Street – Poder e Cobiça, o livro trás ensinamentos para líderes tanto na vida pessoal quanto profissional.

8. Mais Esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso

Autor de vários livros e ex-assessor dos ex-presidentes dos EUA Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, Napoleon Hill é considerado uma referência em desenvolvimento pessoal em todo o mundo. Neste livro, Hill busca “quebrar o código secreto da mente do diabo”, falando desde sobre medo até liberdade e realização.

Escrito logo após a crise de 1929, é um dos livros que nos mostra maneiras de alcançar um maior potencial, além de ser uma grande fonte de inspiração.

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