Contratação de novos funcionários: como saber quando buscar colaboradores

A principal dúvida entre gestores em pequenas e médias pequenas empresas é com relação à contratação de novos funcionários. Questionamentos como “Quando devo contratar?” e “De quantos profissionais preciso?”, ou até mesmo “Qual o momento para uma substituição?” são comuns.

Ter uma boa equipe é fundamental para o sucesso de uma organização, mas há alguns itens aos quais o gestor deve se atentar, como orçamento, produtividade e engajamento da equipe.

Antes de novas contratações, busque otimizar a gestão

Uma boa gestão colabora para entender a necessidade de contratar novos funcionários. Sendo assim, é importante saber como é a produtividade da equipe, o tempo gasto em cada atividade, índice de satisfação no trabalho e demais indicadores.

Caso não haja um bom conhecimento perante os processos e números da empresa, uma nova contratação pode não resolver as demandas que levaram à decisão. Afinal, a causa do problema pode estar no próprio processo.

Quando investir na contratação de novos funcionários?

Separamos algumas reflexões para identificar o melhor momento para novas contratações. Confira:

Seus resultados atendem as expectativas?

Antes de tudo, é primordial entender os resultados da empresa. Visualizar os números ajuda em toda decisão, como dizia o estatístico William Deming, “não se gerencia o que não se mede”.

Há desgaste em alguma parte da organização?

Um dos principais critérios para a gestão de pessoas é entender o clima organizacional dentro de cada setor. É essencial compreender como cada setor se comporta na empresa e onde há mais ou menos conflitos.

Qual departamento menos atinge os resultados previstos?

É importante, antes de realizar uma contratação para qualquer setor, entender a situação atual de cada departamento. Dessa forma, entende-se a necessidade e demanda por novos colaboradores que cada setor traz.

O que o novo funcionário irá melhorar na empresa?

Produtividade, gestão do tempo, otimização de equipes: há várias possíveis melhorias para avaliar a contratação de um novo colaborador na empresa.

Há quanto tempo existe a demanda por uma nova contratação?

Se a demanda por um novo colaborador for recente, deve ser bem avaliada, na intenção de evitar uma maior rotatividade na equipe. Se a demanda já for antiga, pode ser o momento de escutar os outros colaboradores e entender as necessidades do departamento em questão.

A empresa está preparada para receber um novo funcionário?

Desde o equipamento necessário até o tempo que será utilizado para integração, tudo é importante na hora de decidir por uma nova contratação. Antes de uma nova contratação, é importante garantir que a empresa esteja pronta para receber o novo colaborador.

O que acontecerá se a nova contratação não for feita?

Provavelmente a resposta será negativa, mas é importante realizar esse questionamento buscando entender os possíveis cenários para o futuro da organização.

É comum que, mesmo depois destas reflexões, existam dúvidas a respeito da contratação e de como fazê-la. Portanto, é aconselhável buscar uma consultoria de especialistas para te ajudar.

Este post te ajudou de alguma forma? Então aproveite para conhecer mais sobre o trabalho e atuação da Exitus!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Veja mais publicações como esta:

Categorias