O fit cultural é peça-chave na contratação de qualquer colaborador, por ser o indicativo de que os valores e ideais da pessoa contratada estão alinhados não só com os objetivos da empresa, mas também com sua visão, missão e valores.
Toda empresa é formada por hábitos, valores, e crenças entre seus colaboradores. Esses valores e ideais compartilhados constituem a cultura organizacional, responsável por guiar a postura da organização com seus clientes, parceiros e equipe. Por isso, um processo seletivo assertivo é fundamental para gerar harmonia entre a pessoa contratada e a empresa contratante.
O que é fit cultural?
Pense na cultura organizacional como um tabuleiro. E, portanto, os colaboradores como peças que comandam as ações e trazem a dinâmica do jogo. Para a realização deste jogo, é necessário que todas as peças estejam presentes e – salvas as características de cada uma – tenham algo em comum para o bom andamento da partida. Aqui que encontramos o fit cultural, ou seja, o fit cultural é o alinhamento entre os valores individuais de cada colaborador (ou de cada peça) com os ideais compartilhados na cultura da empresa(ou tabuleiro, como nomeamos).
Uma pesquisa realizada pela OnePoll em 2019 apresenta que 78% dos profissionais tiveram estresse, descontentamento e/ou burnout durante algum momento de sua trajetória profissional. Esse dado, além de preocupante, nos traz uma importante reflexão: se o tabuleiro tiver peças que não sejam compatíveis com o jogo, as peças possivelmente serão
trocadas ou não conseguirão exercer seu papel necessário para o andamento da partida. Ou seja, um fit cultural bem definido consegue manter uma cultura colaborativa dentro da empresa para o bom funcionamento do todo e a satisfação dos colaboradores.
Entender o fit cultural da sua empresa para realizar um processo seletivo é essencial para a contratação do candidato ideal. Mas como avaliar qual é o fit cultural dos candidatos durante a seleção?
Avaliando o fit cultural
Até aqui, você já entendeu que o fit cultural é importantíssimo quando falamos em contratação de novos talentos. O que precisamos entender agora é: de que forma podemos saber se um candidato realmente atende à cultura da minha empresa?
Apesar da pergunta parecer nebulosa, é possível descobrir essa resposta a partir de estratégias e etapas dentro do próprio processo seletivo. Por isso, preparamos um passo a passo de 4 boas práticas para avaliar o fit cultural dos candidatos. Confira:
1. Descrição da vaga
O primeiro passo antes do início da seleção é construir uma descrição objetiva e coerente com a vaga ofertada. Neste momento, é necessário já apresentar quais são as soft skills (competências comportamentais) requeridas, compatíveis com a cultura da sua empresa.
É importante definir quais características você busca no candidato a partir dos valores compartilhados na sua empresa, para filtrar as candidaturas pelo fit cultural. Por exemplo, se um dos ideais da sua companhia for a empatia, é recomendado que essa competência seja colocada como um dos requisitos.
2. Dinâmica em grupo
A dinâmica em grupo é uma estratégia muito utilizada para verificar o comportamento dos candidatos quando estão em situações que envolvem mais pessoas, simulando o dia-a-dia de qualquer empresa.
Neste momento, é interessante notar qual a postura e atitudes que serão expressas e, dessa forma, entender quais os valores são presentes em cada um deles, e se são compatíveis ou não com a cultura organizacional.
3. Testes comportamentais no processo seletivo
Uma das estratégias mais assertivas dentro do processo seletivo é a utilização de testes comportamentais para descobrir o perfil dos candidatos. Os mapeamentos comportamentais – como também são chamados – conseguem descobrir com precisão as características que envolvem a personalidade de cada pessoa.
Os testes, além de serem fundamentais na descoberta do fit cultural do candidato, também apresentam de forma detalhada quais são as soft skills que o participante possui, seus pontos fortes e fracos, resultando em uma maior precisão na contratação. Um dos exemplos que nós utilizamos é oteste DISC.
4. Entrevistas no recrutamento e seleção
Por último, mas não menos importante, estão as entrevistas. As entrevistas – somadas às demais etapas – irão definir se o candidato possui ou não os valores ideais para a cultura da empresa, além de identificar quais são as característicasque compõem sua personalidade.
Para realizar uma entrevista assertiva, sem influência ou viés, é necessário refletir qual o tipo de entrevista que melhor se encaixa com a vaga e o objetivo da contratação. Outro ponto de atenção é saber definir quais as perguntas corretas para avaliar o candidato, por isso, preparamos este material sobre 10 perguntas para avaliação de fit cultural que irá otimizar sua entrevista.
Ufa, chegamos ao fim. Deu trabalho pra ler, mas valeu a pena, pois utilizar estas boas práticas irão fazer com que seu processo seletivo seja ainda mais assertivo, além de aumentar a produtividade de seus colaboradores, diminuir a taxa de turnover, e fortalecer a cultura da sua empresa.
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Texto por: Gabriel Forner.