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Como utilizar o fit cultural na aquisição de talentos: Confira 4 dicas!

  • Rebeca Albuquerque
  • 11/02/2021
O fit cultural é peça-chave na contratação de qualquer colaborador, por ser o indicativo de que os valores e ideais da pessoa contratada estão alinhados não só com os objetivos da empresa, mas também com sua visão, missão e valores.

Toda empresa é formada por hábitos, valores, e crenças entre seus colaboradores. Esses valores e ideais compartilhados constituem a cultura organizacional, responsável por guiar a postura da organização com seus clientes, parceiros e equipe. Por isso, um processo seletivo assertivo é fundamental para gerar harmonia entre a pessoa contratada e a empresa contratante.

O que é fit cultural?

Pense na cultura organizacional como um tabuleiro. E, portanto, os colaboradores como peças que comandam as ações e trazem a dinâmica do jogo. Para a realização deste jogo, é necessário que todas as peças estejam presentes e – salvas as características de cada uma – tenham algo em comum para o bom andamento da partida. Aqui que encontramos o fit cultural, ou seja, o ​fit cultural é o alinhamento entre os valores individuais de cada colaborador (ou de cada peça)​ com os ideais compartilhados na cultura da empresa​(ou tabuleiro, como nomeamos).

Uma pesquisa realizada pela ​OnePoll ​em 2019 apresenta que 78% dos profissionais tiveram estresse, descontentamento e/ou burnout durante algum momento de sua trajetória profissional. Esse dado, além de preocupante, nos traz uma importante reflexão: se o tabuleiro tiver peças que não sejam compatíveis com o jogo, as peças possivelmente serão

trocadas ou não conseguirão exercer seu papel necessário para o andamento da partida. Ou seja, um fit cultural bem definido consegue manter uma cultura colaborativa dentro da empresa para o bom funcionamento do todo e a satisfação dos colaboradores.

Entender o fit cultural da sua empresa para realizar um processo seletivo é essencial para a contratação do ​candidato ideal. Mas como avaliar qual é o fit cultural dos candidatos durante a seleção?

Avaliando o fit cultural

Até aqui, você já entendeu que o fit cultural é importantíssimo quando falamos em contratação de novos talentos. O que precisamos entender agora é: de que forma podemos saber se um candidato realmente atende à cultura da minha empresa?

Apesar da pergunta parecer nebulosa, é possível descobrir essa resposta a partir de estratégias e etapas dentro do próprio processo seletivo. Por isso, preparamos um passo a passo de ​4 boas práticas para avaliar o fit cultural​ dos candidatos. Confira:

1.   Descrição da vaga

O primeiro passo antes do início da seleção é construir uma descrição objetiva e coerente com a vaga ofertada. Neste momento, é necessário já apresentar quais são as ​soft skills (competências comportamentais) requeridas, compatíveis com a cultura da sua empresa.

É importante definir quais características você busca no candidato a partir dos valores compartilhados na sua empresa, para ​filtrar as candidaturas pelo fit cultural. Por exemplo, se um dos ideais da sua companhia for a empatia, é recomendado que essa competência seja colocada como um dos requisitos.

2.    Dinâmica em grupo

A dinâmica em grupo é uma estratégia muito utilizada para verificar o comportamento dos candidatos quando estão em situações que envolvem mais pessoas, simulando o dia-a-dia de qualquer empresa.

Neste momento, é interessante notar qual a postura e atitudes que serão expressas e, dessa forma, entender ​quais os valores são presentes ​em cada um deles,​ e se são compatíveis ou não com a cultura organizacional.

3.   Testes comportamentais no processo seletivo

Uma das estratégias mais assertivas dentro do processo seletivo é a utilização de ​testes comportamentais para descobrir o ​perfil dos candidatos. Os mapeamentos comportamentais – como também são chamados – conseguem descobrir com precisão as características que envolvem a personalidade de cada pessoa.

Os testes, além de serem fundamentais na descoberta do fit cultural do candidato, também apresentam de forma detalhada quais são as soft skills que o participante possui, seus pontos fortes e fracos, resultando em uma ​maior precisão na contratação. ​Um dos exemplos que nós utilizamos é o​teste DISC​.

4.    Entrevistas no recrutamento e seleção

Por último, mas não menos importante, estão as entrevistas. As entrevistas – somadas às demais etapas – irão ​definir se o candidato possui ou não os valores ideais para a cultura da empresa​, além de identificar quais são as característicasque compõem sua personalidade.

Para realizar uma entrevista assertiva, sem influência ou viés, é necessário refletir qual o ​tipo de entrevista que melhor se encaixa com a vaga e o objetivo da contratação. Outro ponto de atenção é saber definir quais as perguntas corretas para avaliar o candidato, por isso, preparamos este material sobre ​10 perguntas para avaliação de fit cultural​ que irá otimizar sua entrevista.

Ufa, chegamos ao fim. Deu trabalho pra ler, mas valeu a pena, pois utilizar estas boas práticas irão fazer com que seu processo seletivo seja ainda mais assertivo, além de aumentar a produtividade de seus colaboradores, diminuir a taxa de turnover,​ e fortalecer a cultura da sua empresa.

Para descobrir mais sobre os benefícios de se contratar uma consultoria de RH, acesse esse ​conteúdo​, ou ​fale agora com um dos nossos consultores clicando no botão abaixo.

Texto por: Gabriel Forner.

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