Conheça tudo sobre as principais soft skills
Em 2017, a Forbes listou as 6 principais soft skills mais requeridas no mercado de trabalho, ou seja, quais as competências mais buscadas entre os recrutadores para com os profissionais de sua empresa. Buscando entender melhor o que esse estudo indica, preparamos esse material para saber quais soft skills são condizentes com o seu negócio.
Esse conteúdo tem o objetivo de apresentar conceitos, características, vantagens e desvantagens das principais soft skills, assim como apontar maneiras de avaliá-las no recrutamento e seleção por competências. Boa leitura!
O que são soft skills?
As soft skills – também conhecidas como people skills ou interpersonal skills – são caracterizadas como as habilidades e competências comportamentais de um profissional, referindo-se ao seu modo de pensar e agir, assim como dos aspectos subjetivos que integram sua personalidade.
Exemplos de soft skills
Para complementar a explicação acima, e contextualizar o conceito das principais soft skills, vamos apresentar alguns exemplos.
Resiliência
A habilidade comportamental de resiliência significa ter capacidade de lidar com situações adversas, superando obstáculos e resistindo à pressão.
Que trata da primeira saída que de sua terra fez o engenhoso Don Quixote
Tomadas essas providências, não quis esperar mais tempo para pôr seus planos em prática, incitando-o a falta que pensava que fazia no mundo com sua demora, por causa das afrontas que queria reparar, erros que corrigir, injustiças que emendar, abusos que sanar e dívidas que cobrar.
Gestão
A capacidade de realizar a gestão de equipes, projetos, pessoas, sabendo organizar, planejar e comandar as ações.
Criatividade
Uma pessoa com boas ideias, com soluções criativas e inovadoras, que sempre auxilia na construção de brainstorms.
Importância das principais soft skills
As principais soft skills são responsáveis por direcionar as ações e decisões do profissional no dia-a-dia empresarial, influenciando diretamente em seu modo de pensar e agir dentro do trabalho e, por esse motivo, devem ser observadas com atenção.
Habilidades subjetivas
Todas as habilidades subjetivas que um profissional possui são consideradas suas principais soft skills. Essas habilidades vão além do conhecimento técnico, e comandam sua personalidade, sendo importantes de conhecimento para qualquer pessoa.
Atitude e postura
É importante também conhecer as principais soft skills pois elas influenciam diretamente nas atitudes diárias de um profissional, assim como em sua postura em diferentes situações.
Melhores resultados
Contratar a partir das principais soft skills dos candidatos é sinônimo de assertividade. A partir da análise das soft skills, é possível montar uma equipe que se complemente e apresente melhores resultados com alto rendimento.
O que são hard skills?
Além das principais soft skills que estamos te apresentando nesse conteúdo, existem também as chamadas hard skills, já ouviu falar delas? As hard skills são as habilidades e competências técnicas, adquiridas a partir do consumo de um conhecimento, curso.
Exemplos de hard skills
Para exemplificar o conceito de hard skills, entenda alguns exemplos de competências técnicas.
Domínio em Excel
Um bom exemplo é ter conhecimento em Excel, que é uma plataforma para criação e monitoramento de tabelas, que pode ser aprendido pelos profissionais.
Inglês fluente
Outro conhecimento técnico que pode ser requisitado é o inglês. Ter conhecimento em um ou mais idiomas é considerado como hard skill, por ser uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Conhecimento em Photoshop
Por fim, outro exemplo é o conhecimento da ferramenta de edição e produção de imagens e criativos, o Photoshop.
Importância das hard skills
Muitos cargos e funções necessitam do conhecimento de determinadas hard skills para seu desenvolvimento. Entenda mais sobre sua importância.
Funções específicas
Como mencionado anteriormente, as hard skills são fundamentais em diversos tipos de vagas, que necessitam e buscam por profissionais que saibam desempenhar funções específicas, de conhecimento técnico.
Conhecimento compartilhado
Além disso, diferente das principais soft skills mencionadas, as hard skills são possíveis de se compartilhar. Quanto mais hard skills você possui em uma equipe, maior será o conhecimento compartilhado e agregado.
Aprendizado contínuo
Além disso, as hard skills são importantes para um aprendizado contínuo, promovendo o desenvolvimento profissional e técnico do colaborador, a partir de treinamentos e mentorias.
Diferenças entre soft skills e hard skills
Apresentados os conceitos das principais soft skills e hard skills, chegou o momento de saber quais atributos diferem cada tipo de competência. Veja a seguir:
Avaliação
As hard skills são competências técnicas, relacionadas à conhecimentos técnicos e, por isso, são mais fáceis de verificar e avaliar nos candidatos, diferente das principais soft skills, que são subjetivas e dizem respeito à personalidade do avaliado.
Aprendizado
O processo de assimilação e conhecimento é muito diferente entre elas. Enquanto as hard skills são aprendidas a partir de um curso ou conhecimento, as soft skills dizem respeito às experiências psicossociais de cada pessoa, necessitando maior tempo e esforço para aprender ou adaptar uma nova soft skill.
Importância
A importância de cada habilidade depende muito do objetivo da contratação e das características do cargo em aberto. Mas, é possível confirmar que cada vez mais as empresas olham com mais atenção às características comportamentais dos candidatos, e não apenas seus conhecimentos, como antigamente.
Saiba quando utilizar cada tipo de habilidade
Para buscar entender e avaliar os candidatos com a maior precisão e assertividade, é importante saber quando avaliar e mensurar cada habilidade de acordo com os objetivos da contratação.
Quando utilizar as soft skills?
Para isso, inicialmente é preciso refletir sobre as situações para avaliar as principais soft skills do candidato, por exemplo:
Dinâmicas
Uma das etapas do recrutamento interno e externo em que é possível avaliar as principais soft skills são as dinâmicas. É a partir das dinâmicas que se faz perceptível como o candidato se comporta na situação simulada, apresentando suas fortalezas e fraquezas.
Entrevista por competência
Além das dinâmicas, as entrevistas são importantes na avaliação das principais soft skills, propondo perguntas que façam o candidato contar sobre situações em que precisou usar as competências comportamentais, como liderança, por exemplo.
Quando utilizar as hard skills?
Por outro lado, é possível avaliar as hard skills em algumas circunstâncias do processo seletivo online de forma assertiva, confira!
Resolução de cases
Uma das etapas em que é possível fazer o candidato utilizar as hard skills é na resolução de case, propondo uma situação simulada em que é necessário utilizar do conhecimento técnico requerido.
Entrevista técnica
Na entrevista não é possível mensurar apenas as principais soft skills, mas também é válido avaliar as hard skills, a partir de perguntas técnicas para o candidato responder, verificando o nível de conhecimento que possui.
Desenvolvimento de habilidades
As hard skills e as soft skills são consideradas competências, apesar de suas peculiaridades e diferenças. Dessa forma, é possível buscar formas para aprendê-las e entender como se formam, continue a leitura.
Como as soft skills se formam?
As soft skills são resultado de experiências psicossociais de cada pessoa, refletindo em sua forma de agir e pensar. É a partir da própria personalidade do candidato, que as principais soft skills são surgidas e constituídas.
Em que momento as soft skills são formadas?
Como apresentado anteriormente, as principais soft skills que compõem a personalidade de uma pessoa são formadas pelas experiências que a mesma possui. Por isso, as soft skills se forma junto com a formação da pessoa, no seu desenvolvimento, constituindo seus pontos fortes e fracos.
Como as hard skills se formam?
Por outro lado, as hard skills se caracterizam por conhecimentos técnicos que podem ser aprendidos. Dessa maneira, as hard skills se formam por meio de cursos, treinamentos, aprendizados, que podem ser aplicados pelo profissional.
Em que momento as hard skills são formadas?
As hard skills podem ser formadas em qualquer momento da vida do profissional, contanto que seja possível o aprendizado de novas funções e ferramentas, possibilitando um desenvolvimento contínuo.
As principais soft skills podem ser esquecidas?
As soft skills são competências comportamentais, intrínsecas à qualquer profissional, mas será que elas podem ser esquecidas? A resposta é não! As principais soft skills fazem parte da personalidade da pessoa, e não são consideradas um conhecimento, como as hard skills, por exemplo. Por isso, não é possível esquecer ou “desaprender” as soft skills.
As complexidades das soft skills
Por representarem as características subjetivas das pessoas, a dificuldade de avaliar e mensurar as principais soft skills de cada profissional pode ser elevada. Esse fator é devido à complexidade que as soft skills apresentam.
Como saber?
Muitas vezes, os candidatos buscam apresentar versões que não condizem com quem são de verdade, afirmando que possuem características como liderança, por exemplo. Por isso, é muito importante saber avaliar as principais soft skills da cada profissional.
Por que é tão difícil?
A dificuldade se encontra pelo fato das soft skills constituírem a personalidade e o jeito de ser de cada pessoa. Como avaliar uma personalidade? Como saber se a pessoa tem espírito de liderança? Essas questões dificultam a avaliação, mas quando verificadas da maneira correta, aumentam consideravelmente a assertividade na contratação.
As principais soft skills podem ser aprendidas ou aprimoradas?
Diferente das hard skills, que têm como característica o aprendizado de novas habilidades de forma mais prática e acessível, as principais soft skills se comportam de outra forma, confira como a seguir!
Tempo
As hard skills são aprendidas de acordo com o tempo de cada treinamento ou curso realizado, enquanto as principais soft skills – se aprendidas – demoram tempo e muito esforço, pois a mudança é no jeito de agir do profissional, necessitando hábitos diários para a evolução.
Dificuldade
Além disso, aprender ou aprimorar as soft skills é muito mais difícil quando comparado ao aprendizado das hard skills. É preciso dedicação e autorreflexão constantes para desenvolver novas competências comportamentais.
Aprendizado contínuo
Por isso, as principais soft skills são essenciais para diferenciar profissionais em um processo de seleção. Aprimorar uma nova habilidade comportamental necessita de aprendizado e esforço contínuo, e requer de algumas características, saiba quais são:
Autoconhecimento
A principal delas é o autoconhecimento. É a partir do autoconhecimento que é possível entender suas habilidades comportamentais, assim como suas fraquezas, buscando desenvolvê-las.
Autorreflexão
Além do autoconhecimento, é preciso sempre buscar a autorreflexão, monitorando o desenvolvimento nos hábitos diários, para entender as mudanças já realizadas, e as quais ainda precisam acontecer.
Ambiente corporativo: entenda as principais soft skills
O ambiente corporativo geralmente solicita e precisa de profissionais com competências específicas, que cultuam uma boa convivência em grupo e trabalho em equipe.
Identificando as principais soft skills
De acordo com a pesquisa apresentada no início do texto, a Forbes mapeou 6 principais soft skills que são solicitadas atualmente no mercado, são elas:
- Comunicação eficaz
- Resiliência
- Trabalho em equipe
- Pensamento criativo
- Ética no trabalho
- Empatia
Soft Skills e cultura organizacional
O ambiente corporativo é envolvido e direcionado pela cultura da própria empresa e, por isso, é interessante entender que as soft skills podem ser requeridas de acordo com o que a cultura propõe. Mas primeiro, você sabe o que é cultura organizacional?
Conceito de cultura
Cultura empresarial é um conjunto complexo de hábitos, valores, mitos e ritos, crenças e comportamentos expressos diariamente em qualquer empresa, que direcionam o modo de agir da organização.
A importância em alinhar a cultura com as principais soft skills
Pensando nessa definição, é mais coerente realizar um processo seletivo online de acordo com as soft skills que são aderentes aos valores compartilhados pela cultura organizacional. Conheça as vantagens.
Vantagens
Realizar o recrutamento e seleção por competências, alinhando as soft skills à cultura da organização, é uma estratégia importante na seleção de talentos.
Fortalecimento da cultura
Em uma cultura que possui o valor de trabalho em equipe, por exemplo, é muito mais compatível e interessante que os profissionais tenham a habilidade de trabalhar bem em conjunto. Por isso, contratar profissionais com essa soft skill fortalece a cultura da própria empresa.
Melhor desempenho
Com uma cultura fortalecida e profissionais que compartilham de soft skills complementares, o desempenho da organização aumenta, refletindo diretamente nos resultados de negócio.
Desenvolvimento individual e em equipe
Além disso, alinhar as soft skills à cultura faz com que o ambiente seja mais colaborativo e promova o desenvolvimento não só do grupo de colaboradores, mas também dos funcionários de maneira individual.
Falta de alinhamento entre a cultura organizacional e as principais soft skills
Por outro lado, a falta de alinhamento entre a cultura de uma empresa e as soft skills dos profissionais que nela atuam pode gerar consequências perigosas à saúde da organização.
Problemas enfrentados
Para evitar essa situação, confira quais problemas podem surgir em decorrência da falta de alinhamento entre esses componentes.
Falta de alinhamento
Profissionais que não possuem as soft skills necessárias, acabam não conseguindo trabalhar em conjunto, gerando uma falta de alinhamento entre os colaboradores, fator que desmotiva a equipe.
Baixo desempenho
Outra consequência possível é o baixo desempenho do quadro de colaboradores, que não consegue render o esperado e entregar os resultados necessários.
Enfraquecimento da cultura
Além disso, a cultura se enfraquece por conta da falta de engajamento e entrosamento da equipe, culminando em problemas de identidade da organização e de seus colaboradores.
A importância das principais soft skills no processo seletivo
Utilizar a avaliação das principais soft skills em um recrutamento e seleção por competências pode ser desafiador, mas traz benefícios importantes para uma contratação eficaz. Confira por que é importante avaliar essas competências.
Precisão em avaliar
Realizar um recrutamento com a aplicação de métodos e técnicas que avaliam as soft skills aumenta a precisão de escolha dos candidatos ideias para ocupar o cargo em questão, aumentando também a assertividade da contratação.
Análise completa
Outro ponto importante ao observar a aplicação das soft skills no processo seletivo é o fato de que os recrutadores conseguem ter um olhar mais completo para com os candidatos, entendendo não só seus aspectos técnicos, mas também como se comportam.
Alinhamento
Por fim, outra importância percebida na utilização das principais soft skills é o alinhamento entre candidato e empresa, tanto em relação às atribuições comportamentais necessárias para o cargo, mas também aos valores compartilhados entre o quadro de colaboradores.
Identificando as principais soft skills
Chegou a hora de entender melhor como identificar as principais soft skills de um candidato, e também da vaga que será ofertada, buscando aumentar a assertividade da contratação.
Avaliação da vaga
Inicialmente, é necessário entender melhor sobre a avaliação da vaga em aberto, elencando as características técnicas e comportamentais necessárias para ocupar a função estabelecida. Essa etapa é essencial para filtrar os candidatos logo na divulgação.
Requisitos
Por isso, é importante realizar a descrição da vaga de forma coerente e alinhada às expectativas da contratação, apresentando as principais soft skills e os conhecimentos necessários para ocupar a cadeira da empresa contratante.
Como identificar as principais soft skills?
Como é possível identificar e avaliar as principais soft skills dos candidatos em um recrutamento e seleção por competências? Entenda a seguir.
Currículo
O primeiro contato com as soft skills de um candidato pode acontecer logo na triagem de currículos. Alguns candidatos incluem as habilidades comportamentais que acreditam ter em sua apresentação, como liderança, por exemplo. Nesses casos, é importante avaliar se a habilidade condiz ou não com seu perfil ou não, durante o processo seletivo.
Dinâmicas
Uma das etapas de seleção muito utilizadas para avaliar as principais soft skills de um candidato são as dinâmicas. É a partir da realização de uma dinâmica em que é possível simular uma situação empresarial e avaliar a postura dos participantes na resolução dos problemas em contato com outras pessoas.
Entrevistas
Além das dinâmicas, a etapa de entrevista é fundamental na análise das principais soft skills dos participantes. É nesse momento em que as habilidades serão questionadas e colocadas à prova, buscando entender também o perfil do candidato.
Perguntas que auxiliam na identificação das soft skills
Para aumentar a eficácia das entrevistas e colher respostas mais sólidas sobre o perfil comportamental do candidato, confira essas dicas de entrevista:
Autorreflexão
Muitas vezes, solicitar ao candidato uma autorreflexão, apresentando seus pontos fortes e fracos, assim como uma nota para cada um deles, é uma forma de notar as habilidades que o mesmo considera ter, e quais precisa melhorar.
Situações passadas
Outra opção interessante de explorar na entrevista é solicitar ao entrevistado que comente sobre uma situação em que aplicou uma habilidade comportamental. Por exemplo, pedir que conte sobre um momento em que foi líder e por quê.
Testes comportamentais
Somado às outras etapas, a aplicação de testes comportamentais é uma maneira assertiva de compreender e avaliar as características de personalidade dos talentos presentes no processo seletivo. As principais soft skills podem ser avaliadas pelos testes DISC MAX e Mind Codes, por exemplo.
DISC MAX
O teste DISC MAX consegue entender e avaliar qual o perfil dominante no candidato, identificando suas características principais. Esse teste é baseado em quatro perfis dominantes sobre comportamentos pessoais.
Mind Codes
O teste Mind Codes consegue elencar os principais traços de personalidade de um candidato, dentre 9 tipos de perfis dominantes para diferentes tipos de pessoas.
Vantagens de identificar as principais soft skills
Ao realizar a contratação de um novo colaborador – como a contratação estagiário, por exemplo – com a análise das principais soft skills, os resultados são mais eficientes e condizentes com os objetivos da empresa contratante. Veja quais são as vantagens de identificar as habilidades comportamentais dos candidatos.
Contratação assertiva
Ao identificar as principais soft skills dos participantes do recrutamento e seleção é possível analisar de forma mais aprofundada o perfil de cada candidato, contratando de maneira mais assertiva.
Fortalecimento da cultura
Contratar talentos de maneira assertiva, a partir da análise das principais soft skills, fortalece a cultura organizacional, por construir um time de colaboradores engajados e alinhados às expectativas propostas.
Baixo turnover
Além das vantagens apresentadas, a contratação embasada nas principais soft skills dos candidatos faz com que os mesmos sintam-se pertencentes à empresa contratante e ao cargo ocupado, diminuindo a quantidade de demissões dos novos colaboradores.
Desvantagens de identificar as principais soft skills
Por outro lado, existem alguns pontos que necessitam de atenção para aplicar a análise de soft skills dentro de um processo seletivo, confira quais são.
Conhecimento técnico
A análise das principais soft skills dos candidatos não é tarefa fácil, e necessita de conhecimento técnico da equipe responsável para aprimorar o processo seletivo. Por isso, é válido treinar e investir na equipe para adicionar essa análise na seleção.
Testes necessários
Além do conhecimento para aplicar a avaliação das soft skills, também é preciso investir em testes comportamentais, que conseguem analisar as competências dos candidatos. Sem o uso dos testes, a assertividade da análise pode ser prejudicada.
Tempo de análise
Incluir a etapa de análise das principais soft skills dos candidatos faz com que o processo de seleção tenha mais tempo de duração, seja para a realização dos testes de avaliação, ou pelo tempo de análise dos mesmos.
Quais as principais soft skills para cada tipo de emprego?
Apesar de ser uma tarefa complicada avaliar as principais soft skills de cada candidato, principalmente pela subjetividade dessas habilidades, é possível notar algumas habilidades dentro de cada tipo de cargo.
Cargos estratégicos de liderança
Dentro dos cargos mais estratégicos, que geralmente ocupam cadeiras de diretoria ou à frente de equipes, é notório algumas características:
Espírito de liderança
A primeira competência geralmente presente nos colaboradores de cargos estratégicos é o espírito de liderança, sabendo conduzir pessoas em busca de objetivos em comum.
Gestão de conflitos
Ocupar cargos de liderança é também saber resolver problemas. Por isso, outra competência muito notada para essas funções é a gestão de conflitos de forma ágil e assertiva.
Empatia
Outra competência essencial para liderar equipes e/ou departamentos é a empatia. Ter um olhar empático possibilita o líder conhecer seu time, e desfrutar dos talentos individuais dentro dos limites de cada um.
Cargos de equipe
Outro tipo de trabalho que podemos notar algumas características e competências importantes para o melhor desempenho são os cargos de equipe.
Comunicação não-violenta
Uma das principais soft skills para o bom andamento de um trabalho em grupo é a comunicação não-violenta. É a partir dela que se faz possível o diálogo franco e respeitoso entre os colaboradores.
Trabalho em equipe
Outra das principais soft skills requisitadas nessas funções é o próprio trabalho em equipe. Saber trabalhar em equipe é entender a importância da sua responsabilidade e das tarefas desempenhadas pelos seus colegas de trabalho.
Feedbacks
Além disso, é importante que o colaborador saiba ser flexível para receber feedbacks sobre seu trabalho, e também em oferecer críticas construtivas para a equipe de trabalho.
Cargos operacionais
Outro exemplo são os cargos de operação, que precisam realizar tarefas essenciais para o bom funcionamento da empresa contratante.
Organização
Os cargos operacionais geralmente apresentam tarefas que se repetem e em alta demanda. Dessa forma, uma das características importantes para esses cargos é a organização.
Precisão
Além da organização como um componente essencial para atuar em cargos de operação, é preciso também ser muito preciso para realizar as tarefas da melhor forma possível.
Atenção aos detalhes
Por último, também é essencial que a atenção aos detalhes esteja como uma das principais soft skills para os colaboradores de cargos operacionais, realizando suas atribuições de maneira exemplar.
Principais soft skills em estagiários e CLTs
É possível também perceber algumas das principais soft skills que estagiários e profissionais CLTs possuem, de acordo com as características de cada um.
CLT
Inicialmente, os profissionais CLT já possuem experiências anteriores que moldam e influenciam em suas habilidades comportamentais. Veja alguns exemplos.
Inteligência emocional
Por conta das experiências passadas e pelo contato com o mercado de trabalho, muitas vezes o profissional CLT possui maior inteligência emocional, sabendo lidar com situações diversas.
Comunicação eficaz
Além disso, é comum encontrarmos profissionais CLT com uma comunicação mais assertiva e eficaz, apresentando suas opiniões e posicionamentos de forma coerente e respeitosa.
Resiliência
Outra característica que pode ser encontrada com mais facilidade em profissionais CLT é a resiliência. Geralmente esse profissional já presenciou muitos problemas e situações, fazendo com que seja mais resiliente aos obstáculos.
Estágio
Por outro lado, mesmo o estagiário se caracterizando como alguém sem uma diversidade de experiências anteriores, o mesmo apresenta habilidades importantes para sua jornada profissional.
Inovação
Por conta do contato com a universidade e também pela idade, muitos estagiários têm a característica de inovar, buscando novas formas de realizar uma mesma função já desenvolvida.
Proatividade
Além de contar com hábitos inovadores, o estagiário está buscando aprendizado e desenvolvimento e, por isso, apresentam a proatividade como uma das principais soft skills.
Flexibilidade
Outra característica comportamental comum de notarmos entre os estagiários é a flexibilidade, ou seja, a facilidade de se adaptar aos novos cenários e mudanças.
Pandemia e as principais soft skills
A pandemia da Covid-19 trouxe novas necessidades e obstáculos quando o assunto é emprego. Um dos exemplos mais notados das mudanças exigidas pela pandemia é o trabalho remoto, ou home office, como é chamado. Como o trabalho remoto reflete nas principais soft skills de cada colaborador?
Quais as principais soft skills para o trabalho remoto?
Dessa forma, é importante ter a seguinte reflexão: quais são as principais soft skills para o modelo home office? Quais habilidades os novos colaboradores precisam ter para se adaptar ao trabalho remoto?
Inteligência emocional
Em tempos de crise e pandemia, como estamos vivendo atualmente, quanto mais o candidato dominar a inteligência emocional, melhor o desempenho do mesmo. A inteligência emocional auxilia o funcionário em desempenhar suas funções da melhor forma possível dentro da sua própria realidade.
Organização
Outra habilidade essencial para o trabalho remoto é a organização. É importante que o colaborador saiba se organizar e planejar seu trabalho no ambiente domiciliar, rendendo seu máximo desempenho.
Comunicação assertiva
Por fim, pensando que o trabalho remoto trouxe desafios para as empresas se comunicarem de maneira eficaz, é benéfico contratar colaboradores que consigam se comunicar de forma assertiva, aumentando o alinhamento do time.
Principais soft skills do futuro
Além das principais soft skills pensadas no agora, aplicadas no trabalho remoto que a pandemia trouxe como realidade, é importante pensar nas habilidades que serão valorizadas no futuro, dentro do mercado pós-pandemia.
Por que pensar no futuro?
O mercado de trabalho está em constante mudança e, por isso, é relevante prestar atenção às tendências e alterações que acontecem. Além disso, é essencial entender como se adaptar às mudanças para estar à frente de seus concorrentes.
Quais as principais soft skills do futuro?
Pensando nisso, trouxemos exemplos das principais soft skills que os recrutadores estão buscando nos profissionais do futuro, conheça algumas delas:
Inteligência cultural
Com o avanço da globalização e de lutas minoritárias é cada vez mais essencial que os colaboradores conheçam e respeitem a diversidade das individualidades de cada um. A inteligência cultural faz com que o colaborador entenda a pluralidade de realidades com quem tem contato diariamente.
Autoconhecimento
Outra característica importante quando falamos das principais soft skills do futuro é o autoconhecimento. O conhecimento das fortalezas e fraquezas de cada um é interessante para o próprio desenvolvimento do colaborador, buscando maior respeito às suas vontades e emoções.
Gerenciamento de tempo
O avanço tecnológico, somado às mudanças repentinas do mercado, faz com que seja essencial saber se organizar em relação ao tempo destinado à cada atribuição, buscando um maior rendimento e desempenho.
Agora é sua vez!
Chegou a hora de aplicar as principais soft skills em seu recrutamento, buscando aprimorar a seleção e conquistar uma contratação assertiva para seus objetivos de negócio! Se precisar de algum auxílio, pode conversar diretamente com um dos nossos consultores, clicando no botão abaixo:
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado em como melhorar cada vez mais o seu processo seletivo, continue lendo em nosso blog sobre mais dicas para encontrar talentos para sua empresa.