É comum que haja certa dificuldade em avaliar currículos para uma vaga de estágio, por ser uma modalidade diferente de contrato do que a que as empresas estão mais acostumadas. Por isso, é necessária uma atenção maior em alguns pontos.
É papel do setor de Recursos Humanos realizar um recrutamento estratégico quando se trata de estágio, e, para isso, é ideal que seja estabelecido um padrão de avaliação antes mesmo do início do atração de talentos. Com um padrão para a avaliação, torna-se mais fácil não haver erros ou parcialidade na seleção, pois, dessa forma, a seleção se torna mais objetiva.
Neste conteúdo, você entenderá a importância de uma boa análise de currículo para vagas de estágio dentro da organização. Confira!
Por que se preocupar com uma boa triagem para estágio?
Muitos universitários buscam vagas para entrar no mercado. Principalmente de cursos como Administração, Engenharia e da área de tecnologia, há uma alta demanda por programas de estágio.
Sendo assim, é comum que apenas uma vaga tenha dezenas de candidatos matriculados no curso em questão, e, para o RH, torna-se inviável entrevistar todos os candidatos.
A melhor maneira de contornar este problema é através de uma boa triagem, seja com base no semestre da graduação (principalmente se houver o objetivo da efetivação) e com testes como raciocínio lógico e conhecimentos específicos da área do estágio, ou até mesmo conhecimento em um idioma estrangeiro.
Com isso, elimina-se uma parte dos candidatos, restando um número menor para uma entrevista ou etapa coletiva do processo seletivo.
Por que a avaliação de currículos para estágio merece uma atenção especial?
Diferentemente de vagas comuns, estágios geralmente possuem outros critérios de avaliação de currículo. Um dos maiores motivos disto é que, geralmente, estudantes a procura desta modalidade nunca trabalharam ou já tiveram atuação em outra área. Portanto, não há como exigir experiência prévia na área de atuação se tratando de uma seleção para estágio.
Na maior parte das vezes, uma vaga de estágio pode abranger mais de um curso. Por exemplo, para uma vaga na área de contabilidade, o estagiário pode ser estudante de Administração, Economia, tecnólogos como Gestão Financeira ou Ciências Contábeis de fato. Portanto, conhecer a grade dos cursos técnicos e universitários é essencial na hora de selecionar um estagiário.
E como um currículo para estágio deve ser avaliado?
Apesar de exigir uma atenção especial, a análise de currículos esta modalidade é mais simples do que parece. Abaixo, algumas dicas para ajudar na escolha do melhor estagiário para a organização. Confira!
Padronize os critérios
É essencial que todos os currículos sejam avaliados com base nos mesmos critérios, e que estes sejam proporcionais a vaga. A grande maioria do público que busca estágio é de jovens. Não adianta, por exemplo, cobrar experiência como critério.
É comum que, dependendo da área, a prática em alguma ferramenta seja um requisito. Para um estágio em contabilidade, por exemplo, é comum que tenha como pré-requisito uma prática básica em Excel. Ou, no caso de estágio em design, prática em ferramentas como Photoshop.
Tenha uma descrição de vaga clara e objetiva
Para análisar os currículos da melhor maneira, é necessário que a vaga tenha uma descrição clara de quais são os requisitos e também quais serão as atividades desempenhadas pelo estagiário.
Dessa forma, é possível comparar as habilidades do candidato com a descrição da vaga e, dessa forma, obter uma avaliação mais precisa.
Se atente aos detalhes
Por estarem cursando superior ou técnico, candidatos a vagas de estágio são, de forma geral, mais atualizados com as tendências atuais. O fato de serem estudantes também diminui a quantidade de erros nos currículos.
Por tanto, erros graves de português são raros, tornando-se um critério de avaliação principalmente para estágio, podendo significar que o candidato precisa se qualificar mais para participar do processo seletivo.
E quais são os benefícios de analisar currículos para estagiários?
Com uma seleção mais assertiva, incluindo inicialmente uma boa análise de currículos, a possibilidade de melhorar a escolha do estagiário aumenta. É essencial escolher pessoas interessadas em evoluir de forma profissional dentro da empresa.
Além disso, o estágio é visto como uma forma de treinar e moldar um futuro profissional, que pode ser efetivado na empresa, ocupando um cargo mais alto no futuro.
Outro fator muito importante na escolha de um estagiário é a adequação à cultura organizacional da empresa, e uma boa análise de currículos pode colaborar com a escolha do estudante que irá realizar o estágio.
Gostou deste post? Então confira também 4 vantagens de contratar um estagiário!