Frequentemente, os termos hard skills e soft skills aparecem no contexto de Recursos Humanos, e saber seus significados é primordial para entender como realizar um bom recrutamento e uma boa gestão de pessoas.
Skills, de forma geral, são traduzidas como habilidades ou competências profissionais. Hard skills se refere às competências técnicas, adquiridas através de cursos e capacitações, por exemplo.
Qual a diferença entre hard skills e soft skills?
A principal diferença entre as hard e as soft skills está justamente na forma como são adquiridas. Enquanto as soft skills fazem parte do comportamento do indivíduo, tendo um desenvolvimento mais complexo e demorado, hard skills são capacidades mais facilmente aprendidas, sendo mensuráveis através, por exemplo, de testes e avaliações.
Portanto, hard skills são habilidades aprendidas através de treinamentos, cursos e demais capacitações. Já as soft skills são inerentes ao comportamento, com desenvolvimento mais difícil.
Exemplos de hard skills
Dentre as skills mais valorizadas no mercado, se encontram desde mais generalistas até mais específicas. Alguns exemplos são:
- Programação
- Domínio de Excel
- Domínio de Photoshop
- Domínio de idioma estrangeiro
- Contabilidade
- Gestão de Pessoas
- Gestão de Projetos
- Habilidade com cálculos
- Operação de máquinas
Ao contrário das soft skills, as hard costumam ser descritas no currículo, através da descrição de uma experiência, vida acadêmica e certificações.
Como identificar hard skills no recrutamento?
Diferentemente das soft skills, que são mensuráveis de maneiras mais subjetivas, como entrevistas comportamentais, as hard skills podem ser identificadas através de avaliações e até mesmo dinâmicas e role plays.
É imprescindível, na descrição da vaga e do cargo, detalhar as habilidades necessárias para desempenho da função. Assim, alinham-se as expectativas entre empresa e candidatos, evitando pessoas fora dos critérios técnicos necessários.
Por exemplo, se for uma vaga de contador, é necessário expor a necessidade de uma graduação em Ciências Contábeis, por exemplo. Dependendo da função, competências técnicas como “habilidades em informática” podem ser necessárias e devem estar na descrição.
E como definir as hard skills necessárias para o cargo?
Antes de definir a descrição da vaga ou do cargo, é ideal que seja realizado um mapeamento, seja interno ou externo, com a intenção de entender o que é necessário para exercer cada função na organização. O mesmo método pode ser aplicado para as soft skills.
Definindo as competências técnicas necessárias de maneira mais objetiva, o processo de recrutamento se torna mais assertivo, facilitando então a escolha dos testes a serem aplicados nos candidatos para a vaga.
Agora que você já sabe o que são hard skills e sua importância no recrutamento, saiba também como definir um perfil do candidato ideal para sua vaga!