Sendo uma das mais conhecidas metodologias de gestão de desempenho, o “Objectives and Key Results”, ou OKR, é uma maneira de mensurar resultados através de indicadores.
Traduzido como “objetivos e resultados-chave” e utilizados no Google desde 1999 (quando a gigante da tecnologia possuía apenas 40 colaboradores), os OKRs facilitam a gestão de desempenho, tanto individual quanto de equipes, dentro das organizações. Com avaliações feitas bimestralmente ou até mensalmente, essa metodologia utiliza metas curtas e objetivas.
Os OKRs definem os objetivos principais da organização, mensurando resultados-chave para alcançá-los, desdobrando-os da alta administração até os empregados.
A metodologia OKR na prática
A metodologia OKR foi criada por John Doerr, ex-Intel autor do best-seller Avalie o que importa, na intenção de simplificar a gestão de metas dentro das organizações. Sendo considerada prática, transparente e justa.
Organizações podem ter vários OKRs, dependendo do porte e da quantidade de setores. Um OKR é formado por um objetivo único, ou O, e um conjunto com entre três a 5 resultados-chave, ou KRs.
Confira como funcionada cada um abaixo:
Objectives
Os objetivos, dentro dos OKRs, tem por intenção dar uma direção clara do que a empresa pretende conquistar com suas ações, sendo de curto ou longo prazo.
Estes objetivos podem não só dar a direção aos colaboradores, mas também motivá-los.
Alguns exemplos de objetivos diretos e claros:
• Oferecer um bom suporte ao cliente após as vendas;
• Tornar a empresa uma referência em determinado mercado na região;
• Melhorar as condições de trabalho.
Sem deixar dúvida sobre qual é o foco, objetivos como os descritos deixam claras as intenções da organização, dando senso de direção para os colaboradores.
Key Results
É claro que, para cada objetivo, é necessário que haja uma mensuração dos resultados em determinado período. Sem dados, há risco de que a análise de resultados torne-se mera especulação, além da possibilidade de haver vieses.
Os resultados-chave se tratam do desdobramento do objetivo geral em metas, geralmente entre três e cinco, que sejam quantitativas e avaliáveis em curto prazo, sendo trimestral, bimestral ou até mensal, dependendo do objetivo.
Além disso, é necessário que sejam resultados de fácil mensuração, que sejam objetivos e transparentes.
Alguns exemplos de bons KRs, mensuráveis e objetivos:
• Realizar as contratações em até 20 dias após a abertura das vagas;
• Redução de 15% nos gastos dentro dos próximos 3 meses;
• 10 mil visualizações em um vídeo 3 meses depois de sua postagem.
No Google, os OKRs são classificados em notas entre 1 e 10 para indicar a eficácia dos KRs. Notas entre 1 e 3 mostram a cor vermelha, simbolizando até mesmo que os indicadores podem ser abandonados, ou mesmo o objetivo em questão; notas entre 4 e 6 mostram a cor amarela, simbolizando sinal de atenção para aquele objetivo e os KRs; já as notas entre 7 e 10 mostram a cor verde, simbolizando que os resultados estão sendo atingidos conforme esperados.
Benefícios de utilizar o sistema de OKR
Com um sistema tão simples e de mensuração de curto prazo, é de se imaginar que há vários benefícios de aplicá-lo. Separamos alguns dos principais que podem colaborador com a gestão de desempenho dentro da organização.
Prazos mais curtos
Com prazos mais curtos, o desempenho pode ser melhor comparado entre períodos do que uma avaliação de desempenho anual, por exemplo. Dessa forma, a mensuração torna-se mais fácil.
Metas transparentes
Com um sistema de OKR, os objetivos são transparentes entre a alta gestão e os cargos mais baixos na hierarquia, podendo assim servir até mesmo como motivação para os cargos mais operacionais na organização.
Separação de indicadores
Mesmo com um objetivo fixo, pode haver até 5 diferentes KRs que colaborem para seu cumprimento. Assim, torna-se mais fácil delegar tarefas e fazer com que colaboradores tenham um maior foco em seus indicadores.
Melhoria na comunicação
Objetivos e indicadores de resultado são de fácil entendimento, facilitando para que a comunicação seja mais efetiva. Portanto, tanto a transparência quanto a clareza nos OKRs colaboram para a otimização na comunicação na organização.
Melhor gestão de benefícios
Avaliando os KRs, torna-se mais simples estabelecer bonificações de desempenho de forma mensal. Isso facilita a gestão dos benefícios baseados em metas tanto para a direção quanto para o colaborador.
Melhoria dos feedbacks
Com KRs bem definidos, os feedbacks com relação a resultados tornam-se mais objetivos, ajudando o colaborador a melhorar seu trabalho, além de identificar os problemas para o atingimento da meta com maior facilidade.
A metodologia OKR é essencial para uma boa gestão de desempenho de curto e médio prazo e, sem dúvidas, ajudará a criar uma cultura de resultados na empresa, além de não ter a complexidade de outros métodos de gestão.
Agora que você já conhece os benefícios da gestão de desempenho com a metodologia OKR, que tal começar a implantá-la em sua empresa?