É fato que, hoje em dia, a maioria das pessoas assiste alguma série — ou pelo menos uma novela —, e muitas delas despertam boas ideias e lições.
Além de servir para entretenimento, muitas séries acabam abordando assuntos do mundo de Recursos Humanos, com lições sobre como lidar com pessoas até manter um bom ambiente organizacional que podem facilmente ser associadas com o cenário empresarial.
Pensando nisso, listamos 8 séries, a maioria disponível na Netflix, para você assistir e ainda tirar lições para seu desenvolvimento.
1. Suits

Suits mostra a rotina de uma empresa de advocacia, apresentando desde associados juniores (incluindo o personagem principal, Mike Ross) até os sócios nominais da firma.
A série revela a importância das soft skills no ambiente corporativo, mostrando que não basta o conhecimento técnico para realizar o trabalho, e valorizando características importantes de liderança, através dos personagens Harvey e Jéssica, e também duas habilidade muito valorizada nas empresas: a resiliência e o overview, características presentes no personagem Mike.
2. House of Cards

House of Cards mostra a vida de Kevin Spacey, um político determinado a fazer de tudo pelo seu sucesso pessoal, incluindo as piores formas de corrupção.
Contudo, a séria mostra muitas lições sobre gestão de pessoas, deixando clara a importância da determinação na carreira, além de mostrar como um bom planejamento é imprescindível para a realização de projetos.
3. How to Get Away with Murder

Mostrando uma equipe altamente leal, How to Get Away with Murder mostra a importância de uma boa gestão de equipes.
A série mostra a advogada Annalise Keating, uma líder que inspira seu time com um bom planejamento e delegação de tarefas, focando no desenvolvimento das competências de cada liderado e também na importância de um bom clima na equipe.
4. La Casa de Papel

Série espanhola de produção original da Netflix, La Casa de Papel mostra assaltantes que invadem a Casa da Moeda para fabricar dinheiro e, então, roubá-lo.
Através do personagem conhecido como Professor, a série mostra como um líder deve ser estrategista e pensar em todos os cenários possíveis na hora de liderar um projeto, preparando seus liderados para o inesperado.
5. Vikings

Como sugerido pelo nome, Vikings mostra uma sociedade medieval nórdica. Através do protagonista, Ragnar Lothbrok, baseado no viking real de mesmo nome, a série mostra, logo no início, o personagem apresentando uma nova rota de navegação que é criticada pelos companheiros.
Apesar das críticas, Ragnar, um líder que se arrisca junto com sua equipe, segue com a ideia e acaba tendo sucesso com a rota, mostrando a importância de “pensar fora da caixa” e inovar, principalmente quando ações dentro da rotina não tem surtido tanto resultado.
6. The Crown

The Crown, ambientada na Grã-Betanha após a Segunda Guerra Mundial, mostra a história da rainha Elizabeth II e dos primeiros-ministros que deram forma ao país.
Mostrando de perto a família real do Reino Unido, a série aborda a questão do poder e de lidar com problemas de gestão com diplomacia — outra soft skill muito valorizada no mercado atual.
7. Away

De produção da Netflix, Away mostra uma equipe de astronautas de vários países, inclusive historicamente rivais, como EUA, Rússia, Índia e China. A líder americana Emma Green sofre com conflitos na equipe e também certa falta de motivação (afinal, não é muito convencional ficar 3 anos longe de tudo em uma missão à marte).
Emma se vê obrigada a lidar com dilemas familiares e fazer a gestão de sua equipe em uma missão com expectativas do mundo todo, ensinando grandes lições de liderança e inspiração.
8. Brooklyn 99

Série de comédia, Brooklyn 99 mostra a rotina de uma delegacia do Brooklyn descontraída, mas sem deixar de levar o trabalho a sério.
Cada personagem mostra ums soft skill importante para o crescimento de uma equipe. Jake Peralta com sua criatividade; Amy Santiago com a organização; Charles Boyle com a empatia e até a Gina Linetti com sua autoconfiança caricata, além, claro, da ótima liderança do capitão Raymond Holt.
Essa lista poderia se estender até abordar todos os personagens da série, cada um com suas características únicas.
Gostou das indicações? Aproveite para ver também 7 filmes que têm muito a te ensinar sobre Recursos Humanos!
