Encontrar o colaborador ideal para sua empresa não é uma tarefa fácil. Dependendo do cargo, são vários requisitos técnicos e comportamentais, além da adequação cultural.
No recrutamento de uma empresa, nem sempre a mera divulgação de uma vaga surte o efeito esperado. Às vezes, encontrar um bom talento requer outros métodos.
Um dos métodos de recrutamento mais utilizados hoje em dia é o hunting, termo da língua inglesa que significa “caça”. Na área de Recursos Humanos, o termo remete à busca de talentos para o preenchimento de um cargo.
Atualmente, inúmeras empresas investem em hunting para encontrar bons profissionais, empregados ou não, para compor o quadro de colaboradores.
No hunting, o recrutador torna-se ativo: ao invés de avaliar os candidatos que demonstram interesse em atuar na empresa, busca e avalia profissionais em diferentes plataformas de recrutamento.
Este método é muito utilizado principalmente para cargos relacionados a gestão, que demandam profissionais altamente capacitados e com certo nível de especialização e experiência profissional.
São responsabilidades do recrutamento no hunting:
• Buscar (ou “caçar”);
• Analisar;
• Abordar;
• Negociar.
Boa parte dos selecionados através do hunting pode não estar buscando por uma oportunidade no mercado. Alguns podem ter empregos estáveis que não abririam mão facilmente.
Portanto, o recrutador deve realizar uma boa abordagem e até mesmo negociar pretensões e valores com o profissional.
Vantagens do hunting para as empresas
A principal importância do hunting para as empresas é a mesma dos métodos tradicionais de recrutamento: melhorar a assertividade e reduzir a rotatividade da equipe.
Apesar disso, há algumas diferenças que definem outras características de importância no hunting:
Busca por profissionais mais qualificados
No hunting, não são encontrados apenas profissionais que buscam recolocação, mas também os que não estão atrás de uma nova oportunidade ─ e que podem se interessar pela sua empresa na abordagem.
Assim, são buscados profissionais mais bem qualificados do que os que surgiriam em um anúncio de vaga, por exemplo.
Investimento mais assertivo
Com essa metodologia, o investimento no novo colaborador é mais objetivo, não só abrindo uma vaga para candidatos que podem não preencher os pré-requisitos, mas fazendo uma busca ativa por profissionais com maior compatibilidade para o cargo.
Otimização do tempo gasto
O headhunter ─ profissional responsável pelo hunting ─ vai “direto ao ponto” na busca por potenciais colaboradores. Com isso, não é gasto tempo com análises de currículos fora dos requisitos e com várias etapas de processo seletivo.
Dessa forma, o colaborador ideal é localizado mais rapidamente, tornando o processo de contratação mais rápido.
Por que investir em hunting
É comum que muitas empresas vejam o hunting como última opção para o recrutamento de um novo colaborador. Mas, além das situações emergenciais, o hunting pode ser utilizado logo no início de um recrutamento.
Evitando maiores prejuízos para a empresa, o uso do hunting como metodologia principal para recrutar para uma vaga de alto nível pode ser extremamente benéfico para a empresa, tornando o processo de recrutamento mais estratégico.
A importância de contratar um bom headhunter
É comum pensar que é simples realizar o hunting para determinada vaga, porém, se não for realizado por um profissional especializado, pode acabar trazendo prejuízo e perca de tempo.
Um headhunter, ou “caçador de talentos”, costuma ter conexões que podem colaborar na busca pelo colaborador ideal, além de ferramentas, muitas vezes pagas, que facilitam todo o processo de caça.
Com um perfil profissional definido, o profissional de hunting é capaz de encontrar bons profissionais em pouco tempo, reduzindo o tempo de procura e também o valor investido no recrutamento.
Definição do perfil do colaborador
O processo de hunting, apesar de parecer simples, deve contar com um planejamento estratégico.
Antes de tudo, deve-se definir o perfil ideal para o futuro colaborador. Definindo o perfil técnico e as competências comportamentais ─ ou soft skills ─ necessárias para o cargo, o processo de caça torna-se mais assertivo.
Em alinhamento com o gestor, a definição do perfil para o colaborador ideal deve ser feita pelo RH. O perfil deve incluir informações acadêmicas, experiências profissionais, licenças e também as competências exigidas para o cargo.
>> Como definir o perfil do candidato ideal
Quando o perfil é objetivo, o headhunter tem o que precisa para realizar uma boa busca pelo profissional para preencher a vaga.
Ferramentas para o processo de hunting
Para localizar um bom profissional, headhunters utilizam uma série de ferramentas de busca. Dentre elas: sites de recrutamento e até redes sociais.
O uso de redes sociais tem se tornado cada vez mais comum entre profissionais de Recursos Humanos. E para o hunting não é diferente. É comum que profissionais da área encontrem possíveis colaboradores para a empresa através de uma busca no Facebook, por exemplo.
A rede social mais utilizada neste processo é o LinkedIn, rede profissional em que rotinas de networking e recrutamento são comuns.
Além das redes sociais, são utilizados também sites de vagas (que normalmente disponibilizam ferramentas de busca para headhunter), que permitem que sejam realizadas triagens por localização, especialização, área de atuação e outros requisitos.
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