Encontrar um bom talento, alinhado com a vaga, tem sido cada vez mais difícil para o setor de Recursos Humanos. E, com isso, muitas empresas investem na aplicação de testes psicológicos para avaliar os candidatos à determinada vaga.
Assim, a organização pode ter contratações mais assertivas e determinantes. Vale lembrar que testes psicológicos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia só podem ser aplicados por psicólogos com CRP ativo.
Principalmente em processos seletivos para cargos mais estratégicos, os testes psicológicos mostram-se extremamente eficazes para identificar as principais soft skills requisitas para as vagas.
Confira alguns dos principais testes psicológicos aplicados no processo de seleção de pessoas:
Palográfico
Trata-se de um teste em que são analisadas linhas (ou palos) paralelas, desenhadas pelo indivíduo em uma folha específica e em determinado tempo de prazo.
A partir do teste palográfico, é possível para o recrutador identificar aspectos gerais da personalidade do indivíduo e também seu nível de produtividade e meticulosidade.
A análise é feita a partir das características presentes nos traços, como alinhamento, inclinação e espaçamento, por exemplo.
AC – Atenção Concentrada
Com um nome autoexplicativo, o AC avalia o nível de atenção e concentração do indivíduo. A aplicação é realizada através de uma folha com diferentes triângulos enfileirados, e, a partir disto, o indivíduo procura por padrões específicos nas linhas.
Seu uso é indicado para cargos em que o foco do colaborador é primordial na execução das tarefas, sendo a principal ferramenta para avaliação de níveis de atenção.
R1 – Teste Não Verbal de Inteligência
O R1 visa avaliar a inteligência lógica do indivíduo, através de 40 figuras que devem ser completadas através de padrões lógicos. O teste pode ser aplicado individualmente ou de maneira coletiva e com prazo pré-definido.
Com este teste, é possível entender qual o nível de capacidade intelectual do candidato à determinada vaga.
BETA III – Teste Não Verbal de Inteligência Geral
Parecido com o R1, o BETA III tem seu foco maior em padrões lógicos para reconhecer o nível de raciocínio matricial, identificando a inteligência e velocidade do candidato.
O teste consiste em completar padrões geométricos e lógicos, buscando avaliar justamente a inteligência lógica. Aplicado em um tempo limite de até 5 minutos, a análise é feita a partir da quantidade de acertos do indivíduo dentro do prazo.
QUATI – Questionário de Avaliação Tipológica
O QUATI, assim como o palográfico, busca identificar traços de personalidade do candidato. Com questões que o colocam em situações do cotidiano, utiliza o método de escolha forçada para determinar os traços de personalidade.
Baseado na tipologia junguiana, o teste avalia se o indivíduo é introvertido ou extrovertido, e qual sua função cognitiva principal e secundária, avaliando níveis de sensação, intuição, sentimento e pensamento.
BFP – Bateria fatorial de personalidade
Assim como o QUATI, o BFP busca avaliar aspectos da personalidade dos candidatos através de um questionário de perguntas e respostas.
Baseado na metodologia Big Five, muito utilizada hoje nos EUA, o BFP avalia 5 principais fatores da personalidade: neuroticismo, extroversão, socialização, realização e abertura.
Esses são alguns dos testes psicológicos mais utilizados para a seleção de pessoas dentro da empresas, e cabe a cada empresa definir quais e em qual etapa serão utilizados, considerando o perfil comportamental buscado e também a cultura organizacional.
Agora que você conhece os principais testes psicológicos utilizados no Recrutamento e Seleção, que tal começar a utilizar em sua empresa? Entre em contato com a Exitus e saiba mais!