Se você atua com recrutamento, possivelmente já se deparou com jovens em meio aos processos seletivos, principalmente tratando-se de estágios e trainees. Geralmente, são pessoas com ideais e propósitos bem definidos, além de serem mais inseridos no contexto digital.
A Geração Z já nasceu inserida no ambiente digital, tendo crescido durante a maior evolução tecnológica que o mundo já viu. Portanto, a tecnologia é um fator primordial na hora de atrair e reter talentos desta geração.
Afinal, o que é Geração Z?
Geração Z é a definição dada para a geração de pessoas nascidas entre 1995 até 2010, atualmente com uma média de 17/18 anos (2020), sucessória da Geração Y, dos chamados “millenials”. Para eles, não há um mundo offline, pois permanecem conectados a todo momento.
Uma boa parcela dessa geração está entrando no mercado de trabalho nos últimos anos, e a maioria com uma grande sede de aprendizado e desenvolvimento. Muitos até buscam empresas com valores alinhados aos seus, como diversidade, flexibilidade e sustentabilidade.
Uma pesquisa realizada pelo Think With Google mostrou que “nada menos do que 85% disseram estar dispostos a doar parte do seu tempo para alguma causa.”, sendo, portanto, a geração que mais se importa com causas coletivas.
Além disso, os jovens da Geração Z possuem agilidade e boa capacidade multitarefas, além de facilidade de absorver informações. Afinal, eles já nascem com um celular na mão.
As diferenças na atração da Geração Z no mercado de trabalho
Sem dúvidas, esta geração vem mudando muitos costumes predominantes em nossa cultura, e o Recrutamento e Seleção não fica de fora disso.
Anúncios de vagas em rádios e jornais não são tão eficazes quanto com as gerações anteriores. Com a Geração Z, o foco é na internet. Para encontrá-los mais facilmente, redes sociais são uma ótima opção.
Indivíduos desta geração prezam por alguns fatores como:
Objetividade: no recrutamento, não é ideal que hajam muitas etapas e nem muito tempo gasto com explicações e esclarecimentos. Profissionais e estudantes da Geração Z prezam por otimização do tempo.
Propósito: se a empresa não demonstra um propósito sólido, isso pode desanimar o jovem dessa geração. Grande parte busca por valores definidos nas empresas.
Liberdade: jovens da Geração Z se incomodam com locais em que não possam estar com o celular por perto, por exemplo. Muitas restrições acabam por desanimá-los.
Como atrair jovens da Geração Z
A atração destes jovens demanda certa atenção. Há alguns pontos em que as empresas devem se atentar para recrutar os jovens desta geração:
Soft skills e valorização do conhecimento
Uma das mudanças no mercado atual é a maior valorização das soft skills. Em áreas como TI e Marketing, por exemplo, é comum que jovens dominem as ferramentas e tenham conhecimento sem sequer estarem na faculdade.
É comum que muitas empresas (incluindo gigantes como Tesla, Apple e Google) não cobrem diploma no processo de recrutamento, principalmente se tratando de cargos em que os mais jovens são principal público.
Portanto, deve-se olhar para as competências comportamentais e valorizá-las mesmo que o candidato não esteja em uma faculdade ou curso técnico.
Cultura e clima organizacional
Para a Geração Z, é primordial que o ambiente corporativo seja, antes de tudo, saudável; um local em que o trabalho possa ser prazeroso.
Não é necessário um ambiente de startup ─ com jogos, sofás e happy hours ─ para atrair esse público. Mas deve-se investir para que a empresa tenha uma boa cultura organizacional, que priorize o conforto dos colaboradores.
Valorização das diferenças
Tanto em opiniões quanto características físicas, a Geração Z é marcada pela pluralidade. Ideias, cortes de cabelo e até vestimentas diferentes são comuns entre estes jovens, que por muitas vezes questionam o excesso de padrões.
Employer branding
O chamado employer branding ─ em tradução “marca empregadora” ─ é um grande atrativo para esta geração. Um jovem que defende seu local de trabalho, mostrando que há um bom clima organizacional na empresa, atrai outros jovens para a organização.
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