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Endomarketing: o que é, como fazer e 3 vantagens de investir

  • Matheus Romero
  • 17/09/2020

A gestão do capital humano é um dos fatores que mais demandam atenção nas empresas, e uma das práticas mais importantes na hora de conquistar o colaborador é o endomarketing.

Em meio à competitividade das empresas no mercado atual, encontrar bons colaboradores tem sido uma tarefa cada vez mais difícil, e mantê-los é primordial para garantir o crescimento da empresa.

Para conquistar os colaboradores, é necessário fortalecer o employer branding da empresa, e o endomarketing é primordial para garantir a boa experiência do colaborador ─ chamada também de employee experience.

Do que se trata o endomarketing

Chamado também de marketing interno, o endomarketing é uma estratégia focada na retenção do capital humano dentro da empresa.

Através de um bom relacionamento empresa-colaborador, uma organização promove a lealdade e maior dedicação dos colaboradores, contribuindo também para a retenção e garantia de bons talentos perante a concorrência.

Vantagens de investir em endomarketing

Talvez você considere que essa estratégia não seja tão útil e não traga resultados mensuráveis. Por isso, listamos 3 vantagens de investir em endomarketing na empresa:

Retenção de talentos

É fato que o mercado está cada vez mais competitivo, e investir nos colaboradores da empresa se torna um diferencial perante a concorrência, ajudando a reter talentos.

Quando a empresa não valoriza o colaborador, o risco de que ele procure e aceite outras oportunidades é grande, e o endomarketing é uma boa estratégia para reverter isso.

Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos tendem a ter maior produtividade no trabalho, entregando mais e com melhor qualidade.

Objetivos são tratados como metas reais por colaboradores que se sentem valorizados dentro da empresa. Portanto, buscam atingir melhores resultados.

Melhoria do clima organizacional

Basta realizar uma pesquisa de clima antes de implantar ações de endomarketing e depois: a diferença será nítida.

Com boas ações de endomarketing e valorização do profissional, ouvindo sugestões e abraçando as contribuições, o clima organizacional tende a melhorar, junto com o engajamento dos colaboradores.

Exemplos práticos de endomarketing

Há várias maneiras de realizar boas práticas de endomarketing na empresa, que vão desde celebrações até o oferecimento de cursos e treinamentos.

Eventos internos

Uma palestra, workshop, encontro de colaboradores ou até mesmo um simples almoço na empresa: há várias possibilidades de eventos que podem motivar os colaboradores.

Palestras e workshops podem ser generalistas ou para um setor específico, o importante é a organização e satisfação do colaborador.

Cursos e treinamentos

Cursos ou treinamentos em geral são boas maneiras de motivar os colaboradores da empresa. Afinal, investir na capacitação dos funcionários pode não só motivá-los, mas também instruí-los a como melhorarem em seus trabalhos.

Além disso, mesmo com cursos ou treinamentos para poucos colaboradores, o conteúdo acaba sendo compartilhado com demais integrantes de time, realizando uma transferência de aprendizado.

Inovação da cultura

É fato que o mundo corporativo passa por uma evolução constante, e isso pode ser utilizado como estratégia de endomarketing.

Através de uma cultura organizacional voltada para inovação, os colaboradores sentem-se mais motivados. Afinal, ninguém (ou pelo menos quase ninguém) gosta de trabalhar em uma empresa que mantém métodos antigos e não busca atualização do estilo de trabalho ou mesmo ferramentas novas no mercado.

Mensagens e vídeos institucionais

Mensagens ou vídeos institucionais são uma ótima forma de estimular a visão e cultura da empresa perante os colaboradores.

Sendo aplicado de maneira estratégica, com depoimentos do time e sugestões, esse método é capaz de contribuir para que os colaboradores estejam alinhados num mesmo propósito dentro da empresa, expondo inclusive diretrizes e normas internas, além de mostrar o dia a dia dos colaboradores.

Uma boa forma de transmitir mensagens internas é através da comunicação visual, seja com cartazes, artes em uma rede interna ou mesmo enviadas para a equipe através de email.

Gostou das dicas e orientações? Entre em contato com nosso time de especialistas para saber como implantar o endomarketing em sua empresa!

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