O employer branding — ou marca empregadora — é essencial para o crescimento da empresa, e uma das melhores formas de fortalecê-lo é através da melhoria da experiência do candidato.
Mesmo que a empresa encontre o colaborador ideal, um processo seletivo com uma experiência ruim pode prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.
Imagine um candidato rejeitado que não teve uma boa experiência, ele pode se recusar a participar de outros processos com sua empresa e até mesmo se tornar um detrator, influenciando os que estão ao seu redor com uma opinião negativa sobre a organização. Afinal, é comum que candidatos que tiverem uma experiência ruim falem abertamente sobre a experiência com outras pessoas.
Apesar disso, os candidatos com uma boa experiência no recrutamento, mesmo que rejeitados, acabam se tornando “advogados da marca”, tendo uma tendência a participar de outros processos no futuro e também recomendar a organização para outros possíveis candidatos.
Atualmente, na era digital, percepções e opiniões são facilmente difundidas, sejam positivas ou negativas, e o RH deve se preocupar com a experiência do candidato pensando em impactar positivamente o employer branding da organização. Separamos algumas dicas para melhorar a experiência do candidato. Confira abaixo!
1. Trate os candidatos como clientes
Antes de tudo, é importante conquistar o cliente, não é mesmo? Nesse caso, o cliente é o candidato, e tratá-lo com essa mentalidade é uma maneira mais assertiva de garantir que tenham uma boa experiência.
Mesmo que os candidatos não sejam, de fato, clientes, são uma forma de investimento para a empresa, seja em capital humano com o futuro colaborador ou até em conquistar embaixadores da marca.
2. Monitore o “Trabalhe conosco”
Grande parte das empresas atuais possui uma seção “Trabalhe conosco” no site, onde os candidatos enviam ou cadastram seus currículos. É importante estar atento à estes candidatos, mesmo que sejam banco de talentos.
Uma boa maneira de garantir uma boa experiência do candidato é enviando uma mensagem por email ou entrando em contato via telefone na mesma semana do cadastro. Dessa forma, com um bom acolhimento, a experiência do candidato é otimizada.
3. Exponha a cultura da empresa
Uma prática muito comum, principalmente nas startups, é a exposição da cultura da organização aos candidatos que buscam uma vaga. Através desta prática, o candidato se sente acolhido e importante, já que a organização não demonstrou receio com relação à sua cultura organizacional.
4. Capriche na descrição da vaga
Antes mesmo do candidato se tornar candidato, ele lê a descrição da vaga em questão, e como dizem, “a primeira impressão é a que fica”. Com uma boa descrição, o candidato já inicia o processo seletivo com uma boa impressão do recrutamento da organização.
Um bom job description contém as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a vaga, descrevendo como é o sistema de comissões, no caso de uma vaga na área comercial, por exemplo.
5. Mostre a experiência dos colaboradores
Expor como a organização trata seus colaboradores e como é a convivência interna é uma ótima maneira de impactar o candidato positivamente. Isso pode ser feito através de um mero depoimento, seja do recrutador ou de outro profissional da organização.
6. Fortaleça a comunicação com o candidato
A comunicação é essencial para deixar uma boa impressão para os candidatos, e fortalecê-la nunca é demais. Há casos em que o candidato tem uma má impressão da empresa por conta da demora por uma resposta, e isso pode ser revertido com apenas uma mensagem avisando sobre o andamento do processo, garantindo que não prejudique a experiência do candidato.
7. Deixe claro o status da vaga
É importante deixar claro para o candidato em qual etapa ele se encontra e qual o status tanto de sua candidatura quanto da vaga de modo geral. A transparência no processo é essencial para criar uma boa experiência do candidato.
8. Forneça feedbacks
Muitas pessoas participam de inúmeros processos seletivos na busca de recolocação profissional, e isso pode se tornar extremamente cansativo, principalmente se o candidato comete os mesmos erros sem que alguém o alerte.
Fornecer um feedback individual, mesmo que breve, pode colaborar muito com o desenvolvimento e também com a próxima vez em que se inscrever para uma vaga. Afinal, tudo é aprendizado e cada experiência é válida.
9. Colete feedbacks
Além de fornecer feedbacks, é importante também pedir que os candidatos deem um feedback referente ao processo seletivo e suas etapas, para que, então, a organização possa corrigir erros e realizar melhorias.
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